Gostou? Divulgue

   Enquete

Como você conheceu a EJR ?
 
   Google
   Publicidade
   Indicação
   Outro

Como funciona um equipamento de ar condicionado?

Um pouco de química, um pouco de física e um bom punhado de tubos e fios.  Um ar condicionado faz seu lar mais fresquinho, verdade. Mas, em termos de como o sistema funciona atualmente seria mais acertado dizer que o ar condicionado torna seu lar menos quente. O que ele está realmente fazendo é jogar fora a energia quente da casa e transferí-la para a rua (aonde já está tão quente que ninguém nota a diferença).
  1. O compressor bombeia gás em a alta pressão para o condensador (aquela serpentina que fica do lado de fora da casa). Este gás dentro do condensador se  torna  líquido. Este líquido vai para o.......
  2. Evaporador ( aquela serpentina que fica do lado de dentro da casa). Aqui o  líquido refrigerante absorve a energia quente do ar do ambiente e se transforma novamente em gás. Além disso, a umidade do ar quente do ambiente condensa na serpentina  e é drenada para fora. Enquanto isso.....
  3. Um ventilador circula  o ar quente da casa  através do evaporador, aonde a energia quente é removida, e joga este ar, através dos dutos, de volta para o ambiente  - mais frio, mais seco, limpo e, mais agradável. Como a energia quente é removida daquele ar...
  4. O primeiramente gasoso, depois líquido e novamente gasoso refrigerante carrega essa energia quente para o ambiente externo. Aqui o refrigerante passa através do condensador (algumas vezes chamado de serpentina condensadora), onde aletas de metal ao redor de tubos transferem o calor para o ar externo que é circulado pelo  condensador por...
  5. Um ventilador. Saiba então,  que aquele ar que sai de seu aparelho no lado de fora é tão quente  porque contém energia do calor, que estava dentro de sua casa, há apenas alguns minutos atrás.

Bomba de Calor (Ciclo Reverso)

Isto é realmente muito simples.

Pense somente em uma bomba de calor como um ar condicionado com uma engrenagem reversa. Uma bomba de calor faz as duas funções, porém utiliza os mesmos princípios para ambas. Nos dias quentes, ela trabalha exatamente como uma ar condicionado regular. Ela extrai calor de dentro de casa e o transfere para o lado de fora. Nos dias frios, ela faz o oposto, bombeando energia quente de fora para dentro de sua casa.

Bem, você deve estar se perguntando, e esta é uma pergunta muito astuta. Como pode a máquina bombear calor de fora usando o ar frio da rua?   Porque o refrigerante do sistema evapora mesmo em baixas temperaturas, drenando calor do ar frio da rua.  Isto pode parecer estranho, mesmo se o ar estiver gelado na rua sempre haverá energia de calor suficiente para que uma bomba de calor aqueça sua casa.

Certamente, quanto mais frio o tempo, mais difícil esta operação de transferência de calor se torna. Então, o evaporador (a parte interna de um sistema de bomba de calor) tem  aquecimento elétrico suplementar que dá a partida quando a temperatura está extremamente baixa.

Quem inventou o ar condicionado?

  • Foi em 1902 que Willis Carrier, um engenheiro de 25 anos formado pela Universidade de Cornell, inventou um processo mecânico para condicionar o ar em Syracuse, New York.
  • O controle do clima finalmente tornou-se uma realidade. Ele mudou nossa rotina. Durante séculos, o homem usou o ventilador, gelo e muitos outros métodos em tentativas inúteis para livrar-se do calor.
  • Há mais de 90 anos, Willis Carrier fez pelo controle de condições ambientais internas o que Alexandre Graham Bell fez pela comunicação e Henry Ford pelo transporte.
  • A invenção de Carrier foi uma resposta a problemas específicos de uma indústria: a Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co. no Brooklin, New York.
  • A empresa gráfica estava tendo problemas com trabalhos de impressão durante os quentes meses de verão. O papel, absorvendo a umidade do ar, se dilatava. As cores impressas em dias úmidos não se alinhavam nem se fixavam com as cores impressas em dias mais secos. Isso gerava imagens borradas e obscuras.
  • A indústria têxtil, que também tinha grande necessidade de controle ambiental, foi o primeiro grande mercado para o condicionador de ar. Logo em seguida o condicionador de ar, passou também a ser usado em diversos prédios e instalações de indústrias de papel, produtos farmacêuticos, tabaco e estabelecimentos comerciais.
  • Willis Carrier, que estava trabalhando para a Buffalo Forge Co., foi chamado para resolver o problema. Ele teorizou que poderia retirar a umidade da fábrica . através de resfriamento do ar por dutos artificialmente resfriados.
  • Este processo, que controlava a temperatura e umidade, foi o primeiro exemplo de condicionador de ar contínuo por processo mecânico.
    Voltar para página anterior

Todos os direitos reservados EJR Ar Condicionado
Desenvolvido por Webcomponent Soluções em Tecnologia